Guaira

GUAÍRA:CAPS promove programa para ajudar pacientes a parar de fumar.

“Deixando de Fumar sem Mistérios”
O Centro de Atenção Psicossocial – CAPS I, iniciou neste mês de setembro um Grupo de apoio a Tabagistas que estejam decididos a parar de fumar.
O Programa é destinado a ajudar os participantes a deixarem de fumar, fornecendo-lhes informações e estratégias necessárias para direcionar seus próprios esforços nesse sentido. Consiste de uma abordagem ativa e pragmática, em que os participantes são incentivados a aplicar o que aprenderam com o programa em outros aspectos de sua vida. (Ministério da Saúde, Instituto nacional de Câncer Jose Alencar Gomes da Silva – INCA).
O Grupo está sob a responsabilidade dos Técnicos: Tiago Canali – Médico e, Ana Lúcia Tormen da Silva – Assistente Social.
Neste primeiro momento está sendo realizado atendimento de pacientes que já realizam acompanhamento no CAPS, por meio de acompanhamentos semanal e posteriormente de forma mensal, até que se conclua um ano de acompanhamento para apoiar a decisão do parar de fumar.
Importante salientar que outros profissionais do CAPS apoiam o programa, e participam das atividades: Enfermeira Tatiane Mazzucco Rosseto, Psicóloga Tania Lopes, Nutricionista Flavia Leticia Chibinski, que puderam oferecer orientações relevantes para que os participantes tenham sucesso no objetivo proposto: parar de fumar.
O projeto conta ainda com a presença de Estagiários da UNIPAR do Curso de Enfermagem, bem como do Educador Físico Rodrigo Brischiliari, que forneceu orientações sobre a importância das atividades físicas nesse período de cessar o uso do tabaco e como as mesmas podem trazer benefícios a curto e longo prazo na qualidade de vida dos pacientes.
Os participantes são incitados a buscar uma mudança de comportamento em seus hábitos relacionados ao uso do tabaco, provocando benefícios diretos e indiretos em seu contexto pessoal, social e familiar. Os mesmos foram agraciados com um “cofre” os quais foram adquiridos por uma parceria com a UNIPRIME agência de Guaíra, como sugestão para mudança também na economia experimentada.
O CAPS I é um departamento ligado à Secretaria Municipal de Saúde. Maiores informações sobre atendimento no telefone 44 3642 3318.

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *