Guaira

GUAÍRA;Após 41 anos voos comerciais voltam a ser realizados em Guaíra.

Um recomeço marcou a tarde do dia 22 de outubro. A primeira operação comercial saindo de Curitiba à Guaíra pousou no Aeroporto Municipal Walter Martins de Oliveira às 14h40min, marcando o início de uma nova etapa no desenvolvimento econômico da região de Guaíra.
Há 41 anos, Guaíra se despediu do último voo comercial devido à forte crise na aviação que acometeu o Brasil. Muita história foi vivida nessas quatro décadas, como o adeus as Sete Quedas, crise econômica, construção da maior ponte fluvial Ayrton Senna, descobrimento de uma nova identidade econômica, evolução do setor gastronômico e resgate da veia natural turística. Em todo esse tempo, o município contou com autoridades que trabalharam continuamente para que o Aeroporto Municipal Walter Martins de Oliveira pudesse ser utilizado da melhor forma, mas, em 2017, no início da atual gestão com o prefeito Heraldo Trento, os projetos começaram enfim a sair do papel. Como compromisso de campanha que trabalharia para trazer novamente o desenvolvimento para a cidade, Heraldo trabalhou incessantemente mostrando o potencial de Guaíra, enquanto a administração fazia o dever de casa, mantendo o aeroporto municipal dentro das exigências dos órgãos competentes. Por meio deste trabalho, em 2019, Guaíra foi incluída no plano de desenvolvimento aeroportuário do Estado do Paraná e, por conseguinte, fazer parte do programa Voe Paraná.
Guaíra foi uma das cidades selecionadas a estar nesta primeira etapa do programa Voe Paraná, lançado no dia 7 de agosto pelo governo estadual, e que neste momento, propõe-se a realizar doze novas rotas de voos domésticos ligando a capital Curitiba ao interior do Estado. O objetivo do programa é potencializar o desenvolvimento de municípios entre 32 mil e 155 mil habitantes. Além de Guaíra, estão incluídos também os municípios de Paranaguá, Arapongas, Campo Mourão, Francisco Beltrão, Paranavaí, Cianorte, Telêmaco Borba, Apucarana, Cornélio Procópio e União da Vitória. Com isso, o Estado passa a ter a maior malha aeroviária do país. Cada cidade receberá entre 3 e 4 voos semanais, com conexão em Curitiba.
Em Guaíra os voos serão nas terças, quintas e domingos. A operação dos voos será realizada pela Gol Linhas Aéreas que tem parceria com a empresa Two Flex, e as aeronaves utilizadas serão a Caravan com capacidade para até nove passageiros.
Sem dúvida um passo de extrema importância para o desenvolvimento da região. Guaíra está localizada estrategicamente na fronteira do Estado do Paraná, fazendo divisa com o estado do Mato Grosso do Sul e o Paraguay. O fluxo das rodovias é intenso todos os dias, cerca de 27 mil veículos passam por aqui semanalmente, seja para efetuar o turismo de compras ou para negócios entre os estados que juntos somam um percentual expressivo da produção leiteira, de grãos e de corte bovino para importação e exportação. Diminuir a distância entra a capital e o extremo do Estado e ligar Guaíra a qualquer destino desejado era um sonho até ontem e hoje é realidade.
O Município agradece ao Governo do Estado, todas as autoridades que ajudaram direta ou indiretamente nessa conquista, que para Guaíra tem sabor especial, após tantos anos de luta e esquecimento, novamente fazer parte de um plano real de desenvolvimento. Em especial, a Secretária de administração, Mariana Cândido, agradece o empenho do prefeito Heraldo e toda equipe administrativa que não mediram esforços para essa realização.
No primeiro voo vindo de Curitiba, esteve presente um empresário do segmento de frigorífico que viajou para tratar de negócios em Eldorado – MS e o Prefeito Heraldo Trento que cumpria agenda em Curitiba desde ontem (21). A coordenadora do aeroporto, Loiane Vasconcellos, fez o primeiro balizamento da aeronave. Os passageiros foram recepcionados pela Fanfarra Municipal ao som do Hino Municipal, a Miss Guaíra Julia Ignácio e misses e mister de várias idades, autoridades civis e militares, empresários brasileiros, paraguaios, prefeitos da região, vereadores e muitos munícipes. O clima foi de muita emoção.
Saindo de Guaíra, o passageiro Julio Lucca, Presidente da Associação Comercial e Industrial de Mundo Novo, deixou claro a emoção e a satisfação de poder contar com esse novo serviço. Julio estava indo para Brasília com conexão em Curitiba, para uma reunião com autoridades que defendem a implantação de free shops na região de fronteira, justamente para tratar sobre a importância do desenvolvimento de voos regionais para os negócios.
Os primeiros passageiros, piloto e copiloto receberam uma lembrança do Município das mãos das representantes da beleza Guairense.
Destaque para presença da Sra. Solange Martins Oliveira, filha do Sr. Walter Martins de Oliveira que dá o nome ao Aeroporto Municipal. Solange esteve presente do começo ao fim da solenidade e estava emocionada e feliz com a conquista. Deixou claro que esse é momento de muito orgulho na história do Município.
E assim, começou uma nova história.

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *