destaqueMundo Novo MSNoticias MS

Em 1 ano, Saúde de Mundo Novo realizou quase 700 procedimentos odontológicos de ‘canal, cirurgia e prótese’

O Governo de Mundo Novo realizou quase 700 atendimentos no seu setor de Odontologia, em um ano, no consultório da Unidade Básica de Saúde Central Waldir Pazotti.

A Secretaria Municipal de Saúde possui três especialidades neste consultório. Segundo a coordenadora de Saúde Bucal, Roseli Nazario, em 1 ano já foram realizados quase 700 atendimentos. As especialidades incluem a endodontia (tratamento de canal), cirurgia (extração do terceiro molar) e prótese.

O tratamento de canal começou em 2023, após a abertura de uma nova sala no Posto Central. Até o momento foram 299 dentes tratados com a odontóloga Giovanna Pezenti. Os atendimentos são realizados todos os dias no período matutino.

“Antes, o paciente era encaminhado pra Naviraí e era feito três canais por mês. Agora são em torno de 10 a 12 pacientes por semana. O cidadão não precisar sair da cidade, tendo mais comodidade”, citou Roseli.

Já a extração do terceiro molar (dente do siso), foram 78 dentes retirados. O dentista pede para o paciente realizar um panorama em Guaíra para avaliar se o procedimento será feito no posto e, assim, é feito o agendamento. O procedimento é feito nas terças e quintas-feiras, no período vespertino, com o odontólogo Igor Doná.

Roseli também informou que o município consegue a confecção de 300 próteses cada ano, através do programa do governo federal ‘Brasil Sorridente’. Este procedimento acontece em Mundo Novo desde 2014, com o dentista Jonas Lenon.

Caso o cidadão necessite do serviço, ele deve procurar o posto de saúde de qualquer bairro e o profissional de cada unidade deve fazer o encaminhamento para o posto central.

Por Carina Yano/Semcos