sábado, 7 março, 2026
InícioParanáCuritiba registrou chuva em quase metade dos dias de 2025

Curitiba registrou chuva em quase metade dos dias de 2025

Chove chuva, chove sem parar. Os versos eternizados por Jorge Bem Jor não falam de Curitiba, mas bem que poderiam – e com muita justiça! Isso porque a capital paranaense tem feito, em 2025, jus ao apelido “chuvitiba”, com muitos dias molhados no ano. Prova disso é que dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam que a cidade registrou precipitações em mais de 40% dos dias deste ano, numa prova de que o céu cinzento e as gotas de chuva são praticamente parte da identidade curitibana.

De acordo com as informações extraídas do Banco de Dados Meteorológicos (BDMEP) do Inmet, ao longo dos 317 dias do ano (entre 1º de janeiro e 13 de novembro) Curitiba teve chuva em 137 datas. Ou seja, em 43,2% dos dias de 2025 a Capital registrou alguma precipitação.

Janeiro e fevereiro: os meses mais “molhados” de 2025

O período mais chuvoso do ano, até aqui, foram os meses de janeiro e fevereiro, durante o verão. Na ocasião, choveu em 41 dos 59 primeiros dias do ano, o que significa que houve precipitação em 69,5% das datas no período. O mês de janeiro, inclusive, é o que registra o maior número de dias com precipitações no ano até aqui (23) e também o que acumula o maior volume de precipitações (265,4 milímetros), logo a frente de fevereiro (251 mm).

Na primavera, chuva em mais de 60% dos dias

A primavera, no entanto, também tem sido um período bastante úmido na cidade até aqui. E a prova disso é que entre outubro e novembro choveu em 29 dos 44 dias até 13 de novembro – o equivalente a precipitações em 65,9% das datas. Enquanto em outubro choveu um acumulado de 117,8 mm na Capital (o terceiro mês com mais precipitações no ano até agora), em novembro, em apenas 13 dias, houve 75,2 mm de precipitações.

O penúltimo mês do ano, então, já aparece como o quarto mais chuvoso de 2025.

Por que a água cai tanto na Capital?

Em entrevista recente à Prefeitura de Curitiba, o meteorologista Reinaldo Kneib, do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), tratou de explicar a combinação de fatores que levam a cidade a ter tanta chuva. “A precipitação é bastante elevada por características como a proximidade com o oceano e a Serra do Mar, que contribui para a formação de tempestades”, aponta o especialista.

Dias com chuva por mês e volume das precipitações em Curitiba

Janeiro: 23 dias com chuva (265,4 mm de precipitação).Fevereiro: 18 dias com chuva (251 mm de precipitação).Março: 13 dias com chuva (74,2 mm de precipitação).Abril: 15 dias com chuva (72,8 mm de precipitação).Maio: 7 dias com chuva (38,8mm de precipitação).Junho: 11 dias com chuva (43 mm de precipitação).Julho: 3 dias com chuva (22,2 mm de precipitação).Agosto: 7 dias com chuva (44,6 mm de precipitação).Setembro: 11 dias com chuva (56,2 mm de precipitação).Outubro: 22 dias com chuva (117,8 mm de precipitação).Novembro: 7 dias com chuva (75,2 mm de precipitação).

Fonte: Banco de Dados Meteorológicos (BDMEP) do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)
O post Curitiba registrou chuva em quase metade dos dias de 2025 apareceu primeiro em Bem Paraná.

FALANDO NISSO
- Advertisment -

Em Alta