As deputadas e os deputados estaduais retomam as votações em Plenário na segunda-feira (23), para apreciar uma pauta com 12 itens.
Créditos: Orlando Kissner/Alep
A Assembleia Legislativa do Paraná terá uma semana marcada por debates relacionados a doenças raras e internamento compulsório, além de homenagens e apresentação de balanço fiscal da Secretaria da Fazenda. A programação contará ainda com nova edição da Assembleia nos Bairros, desta vez no Cajuru, com prestação de serviços e a possibilidade de contato com os parlamentares para ouvir as demandas dos moradores da região. Os eventos vão reunir representantes do poder público, movimentos sociais, organizações da sociedade civil e setores técnicos.
A agenda tem início na segunda-feira (23), às 9 horas, com a audiência pública “Drogadição, Internamento Compulsório e Pessoas em Situação de Rua”, no Auditório Legislativo. Proposta pelo deputado Requião Filho (PDT), a discussão aprofunda o debate sobre o programa de internações involuntárias de pessoas em situação de rua em Curitiba. Entre os convidados estão representantes do Conselho Regional de Psicologia, da Ordem dos Advogados do Brasil, do Ministério Público, da Defensoria Pública, de entidades médicas, universidades, organizações da sociedade civil e da Prefeitura de Curitiba, em um diálogo que busca avaliar impactos, limites legais e alternativas de cuidado.
No mesmo dia, as ações do Fevereiro Lilás ganham espaço na Casa de Leis. Às 18 horas haverá uma sessão solene no Plenário e, às 19h30, a abertura da exposição alusiva à campanha no Espaço Cultural. As atividades são promovidas pela deputada Maria Victoria (PP), autora da lei que instituiu o Dia Estadual de Conscientização das Doenças Raras e responsável pela atualização da norma que estabeleceu o Fevereiro Lilás no Estado. Com o slogan “Raros no diagnóstico, imensos na coragem”, a edição deste ano busca sensibilizar a população e ampliar a difusão de informações sobre sintomas, diagnósticos, tratamentos e inclusão de pessoas com doenças raras, reforçando a necessidade de políticas públicas específicas.
Já na terça-feira (24), às 14h30, o Plenário recebe a audiência pública de apresentação dos dados referentes ao cumprimento das metas fiscais do terceiro quadrimestre de 2025, organizada pela Secretaria de Estado da Fazenda.
Cajuru
A Assembleia nos Bairros chega à Regional Cajuru, em Curitiba, na quarta-feira (25), com atividades entre 13h e 17h, na Rua da Cidadania. A iniciativa aproxima o Parlamento da população com oferta de serviços públicos e diálogo direto entre deputados e comunidade. A Regional do Cajuru inclui também os bairros Capão da Imbuia, Guabirotuba, Jardim das Américas, Uberaba e Tarumã, com uma população de cerca de 214 mil habitantes.
Encerrando o dia, às 18h30, o Plenário receberá sessão solene em homenagem ao aniversário de 136 anos do município de Colombo, proposta pela deputada Marli Paulino (SD).
E, na quinta-feira (26), às 19 horas, a Assembleia promove sessão solene em homenagem aos Clubes de Desbravadores e Aventureiros, em reconhecimento ao trabalho de formação, voluntariado e cidadania. A proposição é do deputado Samuel Dantas (SD).
Transmissão
A sessão plenária de segunda-feira (23) terá transmissão ao vivo pela TV Assembleia, a partir das 14h30, pelo canal 10.2 da TV aberta e pelo canal 16 da Claro/NET. O conteúdo também pode ser acessado pelo canal do YouTube do Legislativo.
Fonte: Alep
O post Assembleia nos Bairros e debates sobre internamento compulsório marcam semana no Legislativo apareceu primeiro em O Paraná – Jornal de Fato.
