O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou em despacho interno, nesta quarta-feira (16), o decreto que regulamenta o programa BR do Mar, que irá estimular o crescimento de cabotagem entre portos brasileiros, além de criar novas rotas e reduzir custos logísticos. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, disse que a regulamentação desse projeto irá reduzir custos logísticos de 20% a 60%. Afirmação ocorreu durante cerimônia de assinatura desse decreto. A navegação de cabotagem é aquela realizada entre os portos do país, utilizando a via marítima e as vias navegáveis interiores. A lei sobre o Programa da BR do Mar foi sancionada em janeiro de 2022.
“A BR do Mar vai fazer com que a gente possa utilizar nossos mares e rios, mas sobretudo os 8 mil km de litoral brasileiro para transformar numa grande BR, para ampliarmos a cabotagem no Brasil. Saímos de 1,2 milhão de contêineres para 2 milhões de contêineres em movimentação”, afirmou o ministro.
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Ainda segundo Costa e Filho, em 2024, o setor portuário cresceu quase 5% e os portos públicos tiveram um crescimento de 7%. Já o serviço de contêineres teve uma evolução de mais de 18% no Brasil.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Felipe Cerqueira
Leia também
Brasil manifesta sua ‘indignação’ com tarifas em carta aos EUA, mas diz que espera diálogo
Prazo para Lula sancionar aumento de deputados termina nesta quarta-feira
