Duas integrantes do Programa Vida Nova, Marise Bonamim, 79 anos, e Eliane Santos, 44, participam de um curso de escultura que propõe o estudo de anatomia humana no Memorial Paranista. A atividade está alinhada com a estratégia do Programa, realizado pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC), aproximando os participantes de ações variadas promovidas ao redor da capital paranaense. O curso no Memorial, por exemplo, ofereceu duas vagas divulgadas entre os membros do Vida Nova.
Visitas guiadas à Catedral de Curitiba completam dez anos em 2026; veja o calendário mês a mês
Marise, que trabalhou na Educação de Curitiba, já conhecia o trabalho com argila. Eliane foi técnica de saúde bucal e sempre teve afinidade com trabalhos manuais, mas nunca tinha trabalhado com argila.
Imersão e distração
“A arte é, para mim, a melhor forma de distrair a mente das adversidades da vida e a orientação atenciosa da professora nos permite ficar imersos na produção. É mágico observar a transformação da argila na palma da nossa mão”, destaca Eliane, que faz parte de uma das turmas do curso.
As aulas seguem até o mês de fevereiro.
O curso tem proporcionado momentos de lazer, de acordo com Marise Bonamim. Apaixonada por argila, ela se interessou pelo curso, pois poderia aprender mais sobre o manuseio e técnicas anatômicas.
“Foi uma virada de página começar a trabalhar com cerâmica e argila, que acabou se perdendo na rotina de trabalho. Agora, com este curso e aposentada, consigo me aprofundar em estudos cativantes para meu crescimento pessoal”, revela.
As aulas no Ateliê de Esculturas têm como objetivo introduzir os alunos ao estudo de anatomia a partir da modelagem de cabeça e face humana em argila, desenvolvendo as noções básicas de proporção e detalhes faciais, com referência e inspiração em modelo vivo. A atividade é ministrada pela professora Carol Fantinati.
As atividades realizadas no Memorial Paranista são abertas para toda a população. Há atividades gratuitas e outras, pagas. Todas podem ser conferidas no Guia Curitiba.
Programa Vida Nova
De atividades artísticas a passeios e confraternizações, o Programa Vida Nova promove, incentiva e apoia atividades que proporcionam convivência social, novos aprendizados e descoberta.
O calendário de atividades é disponibilizado mensalmente no site do IPMC.
O post Integrantes do Programa Vida Nova participam de um curso de escultura em Curitiba apareceu primeiro em Bem Paraná.
