Hospital Veterinário Municipal de Curitiba lança telemedicina gratuita

0
13

O Hospital Veterinário Municipal de Curitiba, o único do país que atende alta complexidade, lança o serviço de telemedicina veterinária gratuita.

A tecnologia chega com um objetivo de otimizar os atendimentos, reduzir drasticamente as filas de recepção e encurtar o tempo de espera no município, além de facilitar a vida do tutor e garantir a continuidade de tratamentos sem a necessidade de deslocamento constante até o hospital. A plataforma surge como uma aliada fundamental para fortalecer a guarda responsável, ajudando a diminuir os índices de maus-tratos por negligência e evitando o abandono de animais.

Diferente de outros modelos, a telemedicina veterinária de Curitiba nasce com foco estratégico no acompanhamento de retornos. ara a equipe médica, a plataforma online otimiza o fluxo interno de atendimento do hospital, agilizando a liberação de vagas presenciais e permitindo monitorar os pacientes de forma muito mais precisa.

Telemedicina veterinária para revisões, orientações e monitoramento de tratamentos em andamento

Rafael Binder, Diretor Clínico do Hospital Veterinário Municipal de Curitiba, explica como o serviço funciona na prática médica. “O diferencial da nossa telemedicina é o foco nos retornos dos animais para otimizar o atendimento dos nossos pacientes. O teleatendimento será direcionado para revisões, orientações e monitoramento de tratamentos em andamento. Isso vai desafogar a nossa recepção física e diminuir o tempo de espera geral. Os casos graves de urgência continuam sendo recebidos presencialmente pela nossa classificação de risco, mas a telemedicina garante que o paciente que já está em recuperação seja acompanhado com o mesmo rigor, direto do conforto do seu lar,” pontua Binder.

Como marcar consultas

O serviço de telemedicina veterinária seguirá os mesmos critérios de triagem social do hospital, sendo voltado a ONGs, protetores independentes e famílias de baixa renda cadastradas em programas sociais. Os agendamentos de triagem e consultas clínicas presenciais continuam sendo realizados de forma online pelo sistema da Prefeitura de Curitiba ou pelo portal da Rede de Proteção Animal.

Vale lembrar que o atendimento de urgência e emergência presencial do HVMC segue funcionando 24 horas, de portas abertas e sem necessidade de agendamento, priorizando a gravidade do paciente.

Até o final do ano a capital ganhará a segunda unidade do Hospital Veterinário Municipal de Curitiba no bairro Pinheirinho,.

Projeto é soma de forças

“Sabemos que o monitoramento contínuo, especialmente em casos críticos, é um grande desafio logístico para os tutores. Com as consultas virtuais de retorno, o hospital consegue reduzir o tempo de espera no município, elimina as dificuldades de transporte enfrentadas pela população e garante que o tratamento não seja interrompido, poupando o animal do estresse de sair de casa”, diz a vereadora Andressa Bianchessi, que criou o projeto pioneiro.

O projeto é fruto de uma soma de forças. O hospital, que é referência nacional, conta com a gestão da CHC, o apoio da Prefeitura de Curitiba e é integralmente custeado com emendas parlamentares do deputado federal Delegado Matheus Laiola, idealizador do complexo de saúde animal.

O parlamentar celebrou o lançamento como um marco de tecnologia social. “O Paraná mais uma vez sai na frente e dá o exemplo para outras cidades. Esse projeto foi desenhado para otimizar o serviço, reduzir o tempo de espera e as filas, eliminando a dificuldade do transporte nas consultas de acompanhamento. É tecnologia que cuida das famílias e protege os animais,” destaca o deputado federal Delegado Matheus Laiola.

A vereadora Andressa Bianchessi, atuante na causa e na articulação de projetos voltados ao bem-estar animal na capital, destinou uma emenda parlamentar de aproximadamente 500 mil reais para a implementação da ferramenta, reforçando o impacto social da tecnologia.

O post Hospital Veterinário Municipal de Curitiba lança telemedicina gratuita apareceu primeiro em Bem Paraná.