Curitiba e parte do Paraná têm alerta de alagamentos; Itaipu monitora rio que está 107 metros acima da cota

0
16

O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) nesta terça-feira, 6de outubro, alerta de alto risco para alagamentos nesta para parte do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Curitiba está na área de risco.

A Capital do Paraná está na área onde há previsão de grandes acumulados de chuva, favorecendo a ocorrência de enxurradas, extravasamento de canais de drenagem e alagamentos urbanos, além de inundações em pequenas bacias hidrográficas.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para laranja válido para 265 municípios do Estado até as 23h59 desta terça.

Saiba as últimas notícias de Curitiba e Paraná

Há ainda, conforme o Cemaden, alerta moderado de risco atinge os municípios de Maringá, Londrina, Ponta Grossa, Guarapuava e Cascavel.

Cheia do Rio Paraná já passou os 100 metros acima do mar

Na região da fronteira com Paraguai, a Itaipu Binacional monitora do nível do Rio Paraná, que já está com mais de 100 metros acima do nível do mar. De acordo com as projeções da Comissão Especial de Cheias (CEC) da Itaipu, a cota do rio localizada na Ponte da Amizade, entre Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, e Cidade de Leste, poderá ultrapassar 108 metros acima do nível do mar nos próximos dias. Os primeiros impactos podem ocorrer no bairro San Rafael.

A CEC está monitorando as condições hidrológicas do rio Paraná e a evolução prevista para os próximos dias. Na Estação Hidrométrica da Ponte da Amizade, o nível do rio já ultrapassou a cota de 107 metros acima do nível do mar e a previsão é de elevação gradual.

Segundo as últimas simulações elaboradas pela Divisão de Estudos Hidrológicos da Diretoria Técnica da Itaipu, a elevação do nível do rio poderá provocar os primeiros alagamentos na região baixa de Cidade de Leste quando a cota ultrapassar 108 metros acima do nível do mar.

Estão ameaçados a passarela de pedestres e o campo de futebol do bairro San Rafael. A elevação das vazões está relacionada as chuvas que vêm ocorrendo no reservatório e nas bacias dos seus rios afluentes e também na bacia do rio Iguaçu. 

A CEC ressalta que as simulações foram elaboradas com base nos dados hidrológicos disponíveis atualmente, que podem sofrer alterações nos próximos dias. Por isso, as projeções serão atualizadas diariamente, de acordo com a evolução das condições do rio Paraná.

A orientação aos moradores do bairro San Rafael é que permaneçam atentos e acompanhem as informações atualizadas sobre os níveis do rio Paraná divulgadas no Boletim Hidrológico da Itaipu Binacional, disponível em www.itaipu.gov.br.

A Itaipu, por meio da Margem Direita e de sua Assessoria de Responsabilidade Social, também permanece em alerta para realizar eventuais transferências e prestar assistência aos moradores que possam ser afetados pela cheia.

Operação da usinaA Itaipu Binacional é uma usina hidrelétrica a fio d’água, ou seja, não possui grande capacidade de armazenamento. Diante das vazões afluentes atuais e previstas, a usina está operando seu vertedouro para minimizar, na medida do possível, o pico da cheia e reduzir seus impactos sobre as infraestruturas localizadas a jusante da barragem.
O post Curitiba e parte do Paraná têm alerta de alagamentos; Itaipu monitora rio que está 107 metros acima da cota apareceu primeiro em Bem Paraná.