O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) realiza nesta sexta-feira, 7 de agosto, a cerimônia de entrega do 11º Prêmio Sangue Bom e do 24º Prêmio Sangue Novo, marcando a retomada das duas mais tradicionais premiações do jornalismo paranaense após um hiato de sete anos.
O evento será realizado no auditório da APP-Sindicato, em Curitiba, reunindo jornalistas, estudantes, professores, autoridades e convidados para celebrar a produção jornalística no estado. A edição de 2026 conta com o patrocínio da Itaipu Binacional.
A retomada das premiações concretiza um dos compromissos assumidos pela atual gestão do SindijorPR. A última edição do Prêmio Sangue Novo foi realizada em 2019, enquanto o Prêmio Sangue Bom voltou a ser promovido após dez anos.
Neste ano, foram inscritos 189 trabalhos, representando todas as regiões do Paraná. O Prêmio Sangue Bom recebeu 42 inscrições distribuídas em seis categorias. Já o Prêmio Sangue Novo contabilizou 147 trabalhos concorrendo em 12 categorias, reafirmando seu papel como a principal premiação voltada aos estudantes de Jornalismo do estado.
Para a presidenta do SindijorPR, Aline Reis, a retomada representa um importante passo para o fortalecimento da profissão.
“Retomar os prêmios Sangue Novo e Sangue Bom é uma iniciativa que valoriza o jornalismo profissional e aqueles que buscam o diploma para exercer nossa profissão. Esta iniciativa só foi possível graças à parceria com a Itaipu Binacional, que também tem este olhar respeitoso com os trabalhadores e trabalhadoras do jornalismo e enxerga o valor da informação feita por profissionais,” disse.
O coordenador da premiação e diretor de Relações Estudantis do SindijorPR, Renan Colombo, destaca que o evento será também um momento de reencontro da categoria.
“A cerimônia de premiação é um momento especial, que reúne a categoria para celebrar o bom jornalismo feito no nosso Estado. Convidamos toda a classe para se juntar a nós neste ato de promoção e fortalecimento do jornalismo paranaense”.
Reconhecimento que marca carreiras
Ao longo de mais de duas décadas, os Prêmios Sangue Bom e Sangue Novo contribuíram para reconhecer profissionais e incentivar novas gerações de jornalistas.
Vencedora da primeira edição do Prêmio Sangue Bom, em 2005, a jornalista Érica Busnardo afirma que a conquista permanece como um dos marcos de sua trajetória profissional.
_”Foi um dos reconhecimentos mais importantes da minha carreira. Prêmios como esse têm um papel essencial no jornalismo. Eles dizem com todas as letras, que um trabalho bem-feito, que a apuração, o tempo dedicado e o cuidado com a pauta valeram a pena. Passados 21 anos, carrego esse prêmio com orgulho,” destaca.
Érica recebeu o prêmio pela reportagem “O fim de um povo paranaense”, publicada na Gazeta do Povo e produzida em parceria com o jornalista Guilherme Voitch, abordando a realidade dos oito últimos indígenas Xetás no Paraná.
O jornalista João Guilherme Castro, vencedor do Prêmio Sangue Novo em 2019, também cita a importância da premiação para quem está iniciando a carreira.
“O Sangue Novo representa um reconhecimento de todo o esforço durante a graduação. Participar já é uma motivação enorme. Ganhar o prêmio no último ano da faculdade foi uma experiência inesquecível e mostrou que eu estava no caminho certo. Hoje, como jornalista profissional, continuo vendo a premiação como um incentivo para que novos estudantes sigam acreditando na profissão.”
A edição de 2026 dos Prêmios Sangue Bom e Sangue Novo é realizada pelo SindijorPR com patrocínio da Itaipu Binacional, fortalecendo a valorização do jornalismo profissional e o incentivo à formação das novas gerações de jornalistas.
Serviço
Cerimônia de entrega do 11º Prêmio Sangue Bom e do 24º Prêmio Sangue Novo
Data: 7 de agosto de 2026 (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Auditório da APP-Sindicato – Curitiba (PR
O post Após sete anos, Prêmio Sangue Bom e Sangue Novo voltam a premiar o jornalismo paranaense apareceu primeiro em Bem Paraná.
