Nova pesquisa Paraná Pesquisas para o Governo do Paraná aponta Sergio Moro na liderança com 44,7% das intenções de voto – Foto: Divulgação
A nova pesquisa, Paraná Pesquisas desta sexta-feira(18) para o Governo do Paraná coloca Sergio Moro (PL) na liderança da disputa, com 44,7% das intenções de voto. Requião Filho (PDT) aparece em segundo lugar, com 23%, seguido por Sandro Alex (PSD), com 19,7%. Os demais candidatos somam percentuais inferiores a 1%.
Considerando apenas os votos atribuídos aos candidatos — excluindo brancos, nulos e os eleitores que não sabem ou não opinaram — Moro chega a 49,8% dos votos válidos, segundo o cálculo a partir dos números apresentados pelo levantamento.
Os números mostram que Moro tem chances de vencer ainda no primeiro turno.
Percepção dos eleitores sobre o vencedor
A pesquisa também mediu a percepção dos eleitores sobre quem deverá vencer a eleição. Nesse cenário, independentemente de quem pretendem votar, 50,6% dos entrevistados apontaram Sergio Moro como o candidato que acreditam que ganhará a eleição para governador. Sandro Alex aparece com 17,6% e Requião Filho, com 15,2%.
Moro abre mais de 20 pontos sobre o segundo colocado
No cenário estimulado, Moro registra 44,7%, enquanto Requião Filho tem 23%. A diferença entre os dois é de 21,7 pontos percentuais. Sandro Alex aparece com 19,7%, 25 pontos atrás do candidato do PL.
Liderança no cenário espontâneo
Quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, Moro mantém a primeira colocação. O senador é citado espontaneamente por 25,4% dos eleitores, contra 9,8% de Requião Filho e 9,2% de Sandro Alex. Os demais candidatos não somam 1%.
Nesse cenário, 48,3% dos entrevistados não souberam ou não opinaram, enquanto 6,1% declararam voto em branco, nulo ou em nenhum candidato.
Metodologia da pesquisa
A Paraná Pesquisas entrevistou 1.280 eleitores em 57 municípios do Paraná entre os dias 15 e 17 de setembro. A margem de erro é de 2,8 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número PR-01022/2026.
O post Paraná Pesquisas mostra Moro com metade dos votos válidos apareceu primeiro em O Paraná – Jornal de Fato.

