destaqueGuaira

Guaíra Janeiro roxo, mês da conscientização sobre a hanseníase.

O Município de Guaíra por meio da Secretaria Municipal de Saúde, via Vigilância Epidemiológica em parceria com Atenção Primária informa, a população guairense que este mês é o, janeiro roxo, que promove conscientização sobre a hanseníase.

Hanseníase é uma doença crônica e curável, causada pela bactéria Mycobacterium leprae. É caracterizada pela alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos e pode gerar incapacidades permanentes. O diagnóstico precoce é o elemento mais importante para evitar transmissão, complicações e deficiências.

A transmissão da doença ocorre por gotículas de saliva eliminadas na fala, tosse ou espirro de pessoas não tratadas e em fases mais adiantadas da doença.

Os sintomas demoram anos para se tornarem visíveis, por isso é necessária total atenção do indivíduo para a percepção dos mesmos. Alguns dos sintomas são:

– Manchas em qualquer parte do corpo, com perda ou alteração de sensibilidade ao calor, dor ou tato (se queima ou machuca sem perceber);

– Formigamentos, choques, agulhadas, câimbras ou dormência nos braços e pernas;

– Diminuição da força muscular, dificuldade para pegar objetos, segurar chinelos nos pés;

– Nervos engrossados e doloridos, feridas difíceis de curar, principalmente em pés e mãos;

– Áreas da pele, muito ressecadas, que não suam, com queda de pelos, (especialmente nas sobrancelhas), caroços pelo corpo;

– Coceira ou irritação nos olhos;- Entupimento, sangramento ou ferida no nariz.

Caso o indivíduo venha a apresentar algum, desses sintomas, ele deve procurar a unidade de saúde mais próximo de sua residência, para que assim receba as devidas orientações sobre a realização de um tratamento adequado.Em caso de diagnóstico confirmado para hanseníase, oriente as pessoas com as quais mantém contato próximo e regular (familiares, amigos, colegas de trabalho) a também irem ao médico para serem examinadas.

É de extrema importância ressaltar, que quem possui diagnóstico para hanseníase deve começar a tomar os medicamentos prescritos pelo médico o mais rápido possível. Ao fazer isso, o paciente deixará de ser transmissor da doença. E atenção: é importante não abandonar o tratamento ou deixar de tomar os remédios.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Silmara Curtz, explica que a Hanseníase faz parte das doenças de responsabilidade da Epidemiologia, por ser um enfermidade notificáveis. “A notificação, a orientação para fins de controle, fica a cargo da Vigilância Epidemiológica e o tratamento é responsabilidade da Atenção Primária por ser realizada dentro das Unidades de Saúde da família”. O Secretário Municipal de Saúde, Marcos Rigolon, destaca que ao menor sintoma a pessoas deve procurar ajuda no sistema publico de saúde e reforça o slogan da campanha; ” A hanseníase tem cura. Diagnosticou. Tratou. Curou.”

Fonte: DICSI – Texto: Camille Vitória/Foto: Lucas Toscano/Revisão: Cíntia MarquesAcesse:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *